23/02/2011

tenho outras coisas para dizer, mas enquanto ainda não digerir tudo, dizê-las pode ser um ato extremamente parcial, e cínico da minha parte.


Mas enquanto isso, nestas férias, percebi a proximidade do final do curso, e como consegui encontrar meu trabalho final. Pode não ser o trabalho final, mas acredito que posso usar essa base para o próximo projeto. Farei relatos para que eu possa utilizar posteriormente no T.C.C.

O tema que consegui encontrar é sobre coleções. Toda criança tem uma coleção, de moedas, tampinhas, bonecas e bonecos, figurinhas, revistas, seja de HQ, seja de boysbands,  e essas coleções podem ou não seguir junto com a vida dessa criança. Muitos adultos deixam de lado velhas coleções, e começam outras, deixam de lado itens infantis por outros do mundo adulto, mas o sentimento é o mesmo, e até mais intensificado. Acredito que os itens não são importantes, mas sim, a memória do colecionador que reserva a cada item, um lugar, pessoa, data, e/ou qualquer coisa do gênero. Gosto do trabalho da Rosângela rennó, porque eu sinto que se trate das mesmas coisas, como presenciei na 29ª Bienal de São Paulo (2010)

Menos-valia [leilão

Este tema não veio do nada. o primeiro passo foi sobre os Ex-libris, "selos" ou "carimbos" feitos para identificação de posse de determinados livros, que na verdade, estes ex-libris tornam-se tão interessantes quanto os próprios livros. A idéia também esbarra em Artur Bispo do Rosário, o homem que, encarceirado em um manicõmio, tomou a iniciativa de lentar o inventário do mundo para levar a Deus, costurando miniaturas de objetos no seu manto a ser utilizado no dia do juizo final. é o que me lembro, acredito que posso estar errado, mas ainda tenho muito a pesquisar, este é só o inicio. A partir desse ano, terei mais leituras, e mais pensamentos que terei que depositar aqui e deixar amadurecer aos poucos.

Um comentário:

  1. Daniel, é ótimo te "ouvir" aqui e saber que está se apropriando do que te interessa de verdade!
    Como te falei gosto demais desse assunto que está pesquisando e vou adorar te acompanhar nisso.
    Pensei que talvez gostasse de conhecer o trabalho do artista belga, Marcel Broodthaers, você conhece? O Marcelo Terça Nada! fez um texto sobre ele que talvez esteja no site do Poro... Fora isso tem o catálogo da exposição "Apropriações/Coleções" que aconteceu no Santander de Porto Alegre, com curadoria de Tadeu Chiarelli que também tem um bom material a respeito de coleções. (Tenho o catálogo se quiser dar uma olhada e posso de passar um xerox do texto que tenho comigo.
    Vamos nos falando!
    Beijo,
    Elisa

    ResponderExcluir